Dicas de Turismo em Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto foi fundada em 1698, é uma cidade histórica e faz parte do rico legado cultural de Minas gerais.

Ouro Preto, costuma ser chamada de Vila Rica, pela descoberta de ouro em dua terra. A cidade conta com casas antigas, igrejas e palácios, a maioria deles foram construídos na época do ouro, também mantém o título de Patrimônio da Humanidade Cultural pela UNESCO.

Colonos e ordens religiosas encheram a cidade com ruas de paralelepípedos, casas austeras e igrejas pequenas, com um interior ricamente decorado. A cidade recebe milhões de turistas todos os anos e tem um dos carnavais de rua mais famosos do país.

Ouro Preto é uma cidade de montanhas, por isso e bom usar sapatos confortáveis e andar com água. A cidade possui muitos guias turísticos oferecendo os seus serviços, por isso tome cuidado na hora de contratar um.

O Museu da Inconfidência, detém em seu interior os restos mortais dos 12 rebeldes, uma coleção de arte religiosa e cópias de obras do Aleijadinho.

O Museu de Mineralogia e Escola de Minas, serviu como residência do Governador, até que a capital do esatado fosse transferida para Belo Horizonte.

Ouro PretoSemana Santa em Ouro Preto

O Teatro Municipal, tem a forma de uma lira e tem uma acústica perfeita. É o teatro aberto mais antigo do Brasil. Aberto para visitação durante o dia, e para concertos em algumas noites, há um Festival de Inverno, em julho.

As Minas de ouro, ainda existem e estão abertas para visitação, apesar de não existir mais ouro lá. A mina mais famosa é a Rei Chico, escavada no século 18, a história conta que a mina pertencia a um escravo que havia sido um rei na África e tinha dinheiro escondido para comprar sua liberdade.

Dois eventos em Ouro Preto tem projeção nacional: o Carnaval e a Semana Santa.

O Carnaval em Ouro Preto é muito popular entre os estudantes universitários. A cidade tem uma grande proporção de alunos, que durante o ano vivem em repúblicas e que no carnaval servem de hospedagem para turistas de todos os lugares, existem também algumas pousadas em Ouro Preto, mas as repúblicas são as mais procuradas na época de Carnaval.

A procissão que acontece durante a Semana Santa é a mais impressionante, quando a cidade é decorada para a procissão dos anjos, irmandades e figuras bíblicas, onde as pessoas cobrem as ruas com flores e serragens. Nos anos pares a procissão sai da Igreja de Nossa Senhora do Pilar e vai até a praça da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, enquanto que em anos ímpares começa em Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias e se dirige a Nossa Senhora do Rosário.

Estas foram só algumas dicas de turismo em Ouro Preto, existem muitas outras atrações a serem visitadas na cidade e que merecem atenção dos turistas.

 

Anúncios
Categories: Turismo | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: